Os adolescentes tendem a ser impulsivos, desorganizados e imaturos às vezes – isso faz parte da adolescência. Mas quando o adolescente parece mais esquecido, mais desorganizado, mais impulsivo, mais propenso a procrastinar, menos maduro e menos capaz de lidar do que seus colegas – estes podem ser sinais do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).
Nem todas os jovens com TDAH são hiperativos. Alguns são desatentos e não mostram sinais de hiperatividade. Jovens inteligentes com este tipo de transtorno podem se sair bem na escola até que exigências crescentes sobrecarreguem sua capacidade de lidar e acompanhar a turma. Muitos adolescentes brilhantes com TDAH podem ser vistos simplesmente como fracassados. Outros ficam ansiosos e tentam compensar demais suas tendências de TDAH ficando acordados até tarde da noite ou até mesmo a noite toda, tentando desesperadamente se estudar para uma prova ou para completar um trabalho que adiaram até o último minuto. A famosa procrastinação.
Todavia, o TDAH, que por sinal é um Transtorno que nasce com o indivíduo, na adolescência muda um pouco sua manifestação. As crianças que eram hiperativas muitas vezes se tornam menos. A impulsividade ainda pode estar presente, mas em menor grau. Na verdade, muitos dos traços de TDAH em adolescentes são simplesmente traços exagerados compartilhados por muitos adolescentes.
As meninas são frequentemente mal-humoradas, especialmente durante a semana da TPM. Exageros emocionais, hipersensibilidade ao estresse, argumentatividade, desorganização e uma dificuldade geral de acompanhar as demandas da vida cotidiana as quais seus colegas parecem administrar melhor – todos esses podem ser sinais de TDAH.
Então, se você perceber esses padrões em algum jovem, considere orientá-lo a fazer uma avaliação por um profissional, pois o TDAH é um distúrbio altamente tratável e a aprendizagem de habilidades de gerenciamento de vida com um adolescente com TDAH é melhor enquanto eles ainda gostam da estrutura e apoio da família.