Psicologia

A IMPORTÂNCIA DO SONO PARA A CRIANÇA

A criança que não se comporta bem, fica inquieta, impulsiva, nervosa, demonstra cansaço e falta de atenção, muitas vezes é porque tem dormido mal e/ou pouco.Os problemas de sono ou a falta dele na maioria dos casos acabam repercutindo no comportamento das crianças causando dificuldade para acordar, sono durante o dia, dores de cabeça, nervosismo e irritabilidade. Crianças saudáveis, mas que dormem mal e/ou pouco podem inclusive apresentar os mesmos sintomas de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

 

Pode-se considerar que dorme mal uma criança que vai para a cama tarde e se levanta à noite com frequência e dorme poucas horas, isto menos de nove horas.

 

É enquanto dorme que a criança consolida a memória e fixa o que aprendeu durante o dia, ou seja, o sono restaura as energias para o dia seguinte. Além disso, vale lembrar que na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado durante o sono. Logo, se não há um bom sono, a estatura esperada pode não ser atingida.

Para assegurar uma boa noite de sono da criança, é preciso rever os hábitos de toda a família. A disponibilidade emocional dos pais e o fato deles prestarem atenção e atenderem seus filhos de forma tranquila, promovendo atividades calmas e que envolvam algum contato com elas antes de dormir é de fundamental importância.

Isso quer dizer que, mandar, impacientemente, as crianças irem para a cama pode não trazer bons resultados. O melhor é estabelecer com a ajuda delas desde cedo uma rotina para dormir, de forma que elas entendam que descansar em seu próprio quarto sozinhas, dormir mais cedo e se livrar dos eletrônicos nessa hora é melhor.

 

A seguir, algumas dicas que podem assegurar uma boa noite de sono para as crianças:

  • controle a ingestão de líquidos antes de os pequenos se deitarem.
  • alimentos ricos em cafeína, como chocolate, chá preto e chá-mate, café e refrigerantes devem ser evitados à noite, pois são estimulantes.
  • ao invés de cansar as crianças com atividades que exigem energia, incentive-as a fazer algo relaxante antes de dormir, como ler ou ouvir uma música suave.
  • chá de camomila ou um copo de leite morno podem ajudar os pequenos a dormirem melhor. O leite contém triptofano, aminoácido que participa da produção de serotonina que, por sua vez, regula o sono.
  • desligue a televisão e o computador pelo menos uma hora antes da criançada se deitar. A luz desses equipamentos impede que o cérebro entenda que já é hora de descansar.
  • assegure-se que as crianças vão sempre para cama na mesma hora.
  • ensine às crianças a importância do descanso adequado, com exemplos.