BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA ADOLESCÊNCIA

Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, descobertas realizadas com estudos de imagens cerebrais revelaram mudanças significativas na estrutura e na função do cérebro durante a adolescência. Sabe-se que não se trata apenas do fato de o córtex pré-frontal do cérebro só estar maduro no final da adolescência. O que explicaria a imaturidade dos comportamentos dessa fase. 

Para o adolescente, o próprio crescimento do corpo, com alterações na fisiologia, nos hormônios, nos órgãos sexuais e nas mudanças arquitetônicas do cérebro, também pode contribuir para a compreensão da adolescência como um importante período de transformação. A mudança de emoções revoluciona a forma como nos sentimos como adolescentes por dentro, tornando mais complexas as formas de processar informações e nossas ideias sobre nós mesmos e os outros, e até mesmo criando grandes mudanças e transições de desenvolvimento no sentido interior de quem somos e quem podemos nos tornar. É assim que um senso de identidade muda e evolui ao longo da adolescência.

A adolescência parece desafiadora, fazendo o adolescente pensar que tantas mudanças podem se tornar esmagadoras e até sair do controle. A forma mais inteligente de abordar essa fase e se “proteger” dos efeitos colaterais é o autoconhecimento. Quanto maior a consciência da própria vida social e emocional, além de uma maior compreensão das várias funções do cérebro, maior o aproveitamento dos efeitos positivos das mudanças dessa época.

Saiba que o aumento dos hormônios dessa fase não influencia o seu humor. O que faz isso é o aumento de sinapses que ocorre no seu cérebro, causando o seu desenvolvimento. Para além de crescer fisicamente, a busca de viver novas experiências, se realizada com juízo, lhe proporcionará crescimento de valores e ajudará na formação de seu caráter. E isso não precisa de ser feito necessariamente sem a ajuda dos pais. Todavia, é natural que os adolescentes queiram aprender até onde conseguem ir sozinhos, além de aprenderem a se ajudar.

Por outro lado, aproveite esse boom de energia que a adolescência oferece, cheia de insights e exploração criativa para não apenas passar pela adolescência e procure viver a adolescência. Afinal, dos 12 aos 24 anos são 12 anos de mudanças, busca por novidades, engajamento social e aumento da intensidade emocional que irão tornar esse adolescente em um adulto com relacionamentos de apoio, aberto a mudanças, cheio de energia para perceber o mundo além do óbvio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *