Disciplina Positiva é uma metodologia desenvolvida por Jane Nelsen e Lynn Lott, baseada nos trabalhos de Alfred Adler e Rudolf Dreikus.
A proposta do uso da Disciplina Positiva (DP) em sala de aula é gerenciar o manejo da sala de aula, com escolas nas quais as crianças nunca experimentem humilhação quando falham, mas em vez disso se sintam empoderadas pela oportunidade de aprender com seus erros em um ambiente seguro.
As ferramentas da DP são aplicadas em sala de aula de forma a ajudar os alunos a desenvolverem percepções e habilidades significativas que são essenciais para o sucesso na sociedade de hoje, como por exemplo, a conexão antes da correção, as habilidades de comunicação respeitosas e o foco em soluções.
O desenvolvimento de intervenções baseadas na abordagem da Disciplina Positiva, leva o professor a refletir acerca de sua prática pedagógica e a atuar de maneira mais efetiva na promoção de comportamentos mais funcionais. Pois é através da DP que eles são capacitados com habilidades para desenvolver o senso de comunidade de seus alunos, prepará-los para uma vida bem-sucedida, bem como aumentar seu desempenho acadêmico.
A escola devolve às crianças seu senso de propriedade e começa a transformar suas relações básicas com a escola ao envolvê-las na tomada de decisões sobre questões que as afetam na sala de aula, ao incorporar suas sugestões nas condutas de sala e na escola e ao utilizar suas ideias como recursos valiosos para resolver problemas, tanto sociais quanto acadêmicos. A Disciplina Positiva se concentra em soluções não punitivas para os problemas e se concentra na associação de gentileza, firmeza e respeito para eliminar a culpa, a vergonha e a dor. Outro benefício do programa é que ele ensina a autodisciplina, autorresponsabilidade, cooperação e habilidades para resolução de problemas.
Resumindo, estamos falando de uma filosofia prática que serve como base para desenvolver um ambiente que estimule os alunos a praticarem o respeito mútuo, bem como trabalharem melhor em equipe.