Kid/Teen coaching Novidades

Mindset

Podemos descrever Mindset como sendo um conjunto de atitudes mentais que influencia diretamente os nossos comportamentos e pensamentos e, é decisivo para alcançarmos sucesso ou não. Ou seja, a mentalidade que cada um de nós tem em relação à vida. Neste sentido, segundo Carol S. Dweck, professora de Psicologia da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, nosso Mindset explica e, muito, o nosso modo otimista ou pessimista de ver a vida e de se portar diante dela. Para Carol, existem dois tipos de mentalidades distintas: a fixa e a progressiva, e estas definem bem os dois tipos de perfis.

Quem tem um Mindset fixo é aquela pessoa que acredita que nasceu com uma inteligência e habilidade fixa. Geralmente esses indivíduos acreditam que não são capazes de desenvolve-las ao longo de sua existência, evitam desafios e falhas, roubando-se de uma vida rica em experiência e aprendizagem. Estas pessoas, tanto em âmbito profissional como pessoal, tendem a ter mais pensamentos negativos e a ficarem estagnadas e desmotivadas, pois não acreditam em si mesmas. Mentalidade fixa é a mentalidade que suporta a crença de que habilidades e inteligências são inatas, ou seja, não podem ser desenvolvidas.

Por outro lado, as pessoas com um Mindset progressivo acreditam que seus talentos e habilidades podem sim, ser desenvolvidos, se forem pacientes, perseverantes, focados e dedicados a isso. Indivíduos com este perfil são aqueles que estão destinados ao sucesso, pois buscam incessantemente, vencer suas limitações e aprimorar seus conhecimentos, enfrentando os desafios com calma, despreocupado com algum erro, e sim focado no processo de evolução.