O sono é importante para consolidar o aprendizado, pois é quando os arquivos de memória são produzidos e se dormirmos mal, iremos memorizar mal aquilo que foi aprendido. Além disso, redução da quantidade de horas de sono também irá dificultar o controle das emoções.
Algumas orientações:
1) estabeleça horários regulares para dormir e despertar;
2) evite atividades que estimulem a vigília após as 19 horas como internet, games, TV, celular e discussões;
3) estabeleça uma rotina de relaxamento na hora de deitar como um banho morno, leitura ou alongamento;
4) exercício físico pode ajudar o sono desde que realizado antes das 18 horas, após esse horário é excitante e pode atrapalhar;
5) o quarto deve ser ventilado, silencioso, com temperatura agradável e sem eletrônicos;
6) cama na infância é só para dormir, não foi feita para fazer lições ou brincar…;
7) deixar o filho ir para a sua cama pode parecer inofensivo mas pode ser um vício difícil de tirar;
8) assegure exposição adequada à luz natural para o ajuste natural do relógio biológico (dormir e acordar cedo faz muito bem à saúde);
9) não deixe que usem cafeína (café, refrigerantes a base de cola, chá preto e chocolate) após às 18 horas;
10) evite comidas com alto teor de gordura e prefira as de digestão rápida como uma massa leve ou um sanduíche natural;
11) mantenha ou ingresse seu filho em um esporte;
- elogie sempre que possível, cada tentativa, mesmo que não ele tenha alcançado êxito;
- elogie sempre o bom comportamento e reforce com abraço, beijo, comentário na frente de outras pessoas;
- se atenha à rotina o máximo possível;
- trabalhe o relaxamento com música, com rabiscos aleatórios num jornal, rasgando jornal, socando almofada, fazendo borbolhas em um copo d’água com canudinho, contraindo e contando até 10-soltando cada membro (vendo o que funciona melhor para cada ocasião).
Maneiras importantes do adulto ajudar:
a)Modelação – Os pais são modelos poderosos para seu filho. Verbalize sempre que possível seus sentimentos e suas respostas. Ex: “Estou ficando muito frustrada, então vou respirar profundamente. Eu estou nervoso com a prova. Fazer o controle da respiração pode me ajudar a acalmar.”
b)Estimulação – Quando perceber que seu filho está ficando chateado, estimule o uso das técnicas e ofereça escolhas, evitando dar ordens diretas. Ex: “Você parece chateado. Eu me pergunto quais ferramentas você aprendeu na terapia que podem te ajudar agora. Você acha que soprar bolhas com canudo em um copo pode te ajudar a relaxar?”
c)Reforço positivo – Elogie a criança pelo esforço, mesmo se ela não tiver sido completamente bem-sucedida inicialmente pois mudar de hábitos é difícil. Ex: “Estou orgulhoso por você estar experimentando o controle de sua respiração. Continue praticando e ficará cada vez mais fácil.”
d)Previsão e resolução de problemas – Quando você prevê o surgimento de uma situação difícil, prepare a criança, através de exemplos e simulações. Ex: “Suponha que suas amigas começam uma brincadeira no recreio sem te esperar. Quais ferramentas você pode usar para se acalmar agora? Mostre-me como você faria”.