Publicado no Instagram

Otimizando a memória de trabalho

O treinamento Cogmed™ é para pessoas que desejam melhorar a sua capacidade de concentração e são constrangidas pela sua memória de trabalho. Os usuários Cogmed™ vão desde crianças até os adultos idosos. Alguns foram diagnosticados com déficits de atenção, alguns sofreram uma lesão cerebral, alguns sentem os efeitos da deterioração de envelhecimento normal e outros acham que não estão tão bem quanto poderiam, academicamente ou profissionalmente, dada a sua inteligência e seus esforços.

Lutar para se concentrar, se distrair facilmente, ter problemas com interpretação de leitura, ter dificuldades com cálculos matemáticos, dificuldade em integrar novas informações com conhecimento prévio ter problemas em completar tarefas e não alcançar seu potencial, são alguns dos indicadores de memória de trabalho comprometida e conseqüente comprometimento da performance acadêmica.

A memória de trabalho é a função cognitiva responsável por manter a informação em mente, manipulando-a e usando-a em seu pensamento, para manter um indivíduo focado em uma tarefa, bloquear distrações e manter-se atualizado e atento sobre o que está acontecendo ao seu redor. Nós usamos nossa memória de trabalho constantemente na vida diária para nos ajudar a agir de forma eficiente e eficaz em ambientes acadêmicos, profissionais e sociais.

Uma memória de trabalho boa é essencial para a aprendizagem, da mesma forma em que uma memória de trabalho pobre pode ser a causa de um prejuízo significativo para os alunos. Por essa razão, ela é um indicador muito eficaz para o sucesso acadêmico e está diretamente relacionada com a melhora do desempenho dos alunos, especialmente em leitura e matemática.

A boa notícia é que a memória de trabalho pode ser treinada através de um trabalho intensivo e focado, acompanhado e orientado por profissionais capacitados. Trata-se do Cogmed™ – treino cognitivo, agora presente também no Brasil, através do Núcleo Persona, em Belo Horizonte.

O Cogmed™ é um programa de treinamento baseado em evidências e apoiado por pesquisas controladas realizadas em universidades de renome em todo o mundo, demonstrando gerar melhoras significativas na vida real em 80% dos usuários. Desenvolvido por neurocientistas na cidade de Estocolmo, em 2001, foi difundido e utilizado em todo o mundo com o objetivo de otimizar a atenção e aumentar a memória de trabalho. Seus produtos, orientados especificamente para diferentes faixas etárias, são uma combinação única de pesquisas de ponta, design de software original e metodologia de apoio efetivo.

O método de treinamento Cogmed™ consiste em 25 sessões de treinamento computadorizado de 30-45 minutos de duração cada. É realizado na casa do usuário, na escola ou no trabalho, usando um computador com Windows e internet. Cada sessão consiste em uma seleção de várias tarefas que visam diferentes aspectos da memória de trabalho e é monitorado pelo profissional que é responsável por orientar a ordem dos exercícios, bem como por manter a motivação elevada para cumprir o programa, que consiste em cinco semanas, com cinco sessões diárias cada. São também realizadas entrevistas presenciais como a entrevista inicial, a final e algumas durante o processo de acordo com a necessidade de cada participante

Ligue hoje mesmo para saber mais sobre esse sistema, pois uma memória de trabalho otimizada aumentará sua capacidade em manter o foco, seguir instruções múltiplas, resistir a distrações e completar seus projetos.