Texto elaborado por: Cláudia Ferreira
Final de ano é sempre uma boa época para realizar um balanço sobre o ano que está terminando e pensar em como deseja que seja o ano que se segue. Pense e leve em conta os três planos de vida:
- Plano físico: você não pode viver integralmente sem alimentação adequada, sem roupas confortáveis, sem abrigo seguro e trabalho/ocupação. O repouso e as diversões também são necessários para o seu bem-estar. Como foi até agora? Gostaria de mudar alguma coisa no futuro? Já pensou em como fazer essa modificação caso algo semelhante te corra novamente?
- Plano mental: você precisa satisfazer a sua criatividade para viver plenamente; tem que ter livros e tempo para os apreciar; precisa de tempo para apreciar música e arte de qualidade; precisa de oportunidades e dinheiro para trabalhar e se relacionar com outras pessoas que tenham os mesmos interesses. Como foi até agora? Gostaria de mudar alguma coisa no futuro? Já pensou em como fazer essa modificação caso algo semelhante te corra novamente?
- Plano espiritual: para viver integralmente você precisa de tempo para uma serena meditação, para a reflexão, para a oração, para um exame espiritual, para frequentar igrejas, conferências e para se relacionar com os outros. Como foi até agora? Gostaria de mudar alguma coisa no futuro? Já pensou em como fazer essa modificação caso algo semelhante te corra novamente?
Refletindo a partir desses planos, você estará se tornado uma pessoa mais próspera e bem-sucedida. Quando você deixa de usar a mente, você está tendendo ao fracasso, pois estará abrindo caminho para os pensamentos negativos.
É inútil sentir culpa e vergonha por causa de sua dificuldade em gerir seu tempo e com isso, por vezes comprometer o seu sucesso. Saiba que isso é diferente de ser ruim ou preguiçoso, como muitos pensam. As conexões em seu cérebro é que são a fonte dos seus problemas e não as suas vontades.
Depois dessa reflexão você pode concluir das duas uma: sou uma pessoa otimista ou sou uma pessoa pessimista.
Se você acredita que as adversidades são irremovíveis, que minam todas as suas atividades e que você é o único responsável por elas, você é um pessimista. Já os otimistas, sujeitos aos mesmos trancos deste mundo, encaram o infortúnio de maneira oposta. Acreditam geralmente que um insucesso é apenas um contratempo passageiro, que as causas se restringem ao caso em questão. Em qual lado você se encaixa? E mais uma vez, está bom assim? Gostaria de mudar alguma coisa no futuro? Já pensou em como fazer essa modificação caso algo semelhante te corra novamente?
Lembre-se: o sucesso resulta de uma combinação de talento e desejo. Quando ocorre o insucesso, é porque está faltando talento ou vontade. Mas o insucesso também pode acontecer quando o talento e a vontade estão presentes em abundância, mas falta otimismo.
Todo cuidado com a saúde é pouco, pois o pessimismo e o otimismo a afetam quase tão claramente quanto os fatores físicos. A saúde física não é uma questão exclusivamente determinada pelas condições do organismo, pelos hábitos de higiene e pela capacidade de evitar germes. Nossa saúde física é algo sobre o qual podemos ter muito mais controle se observarmos melhor nossos pensamentos e buscar torná-los mais assertivos e menos dramáticos.
Receba essas sugestões como pequenos presentes e seja feliz:
- Reserve um momento do dia para ficar só e refletir silenciosamente;
- Evite julgar as pessoas, pois o que te parece óbvio muitas vezes tem uma explicação;
- Agradeça com humildade as simples dádivas oferecidas pela vida, como a beleza da natureza e tenha abertura para continuar recebendo-as;
- Deseje (em silêncio) o bem a todos com quem estiver;
- Observe sempre as escolhas que vai fazer e se pergunte: Quais serão as consequências dela para mim e para os outros?;
- Faça de seu “coração” seu conselheiro, pois ele é muito intuitivo;
- Procure aceitar as pessoas e os fatos como eles são;
- Evite pré-ocupar a sua cabeça com assuntos futuros: viva o presente;
- Acredite que você é capaz de fazer acontecer, mas antes é preciso saber o que você quer;
- Saiba que, estando disponível para aceitar a incerteza, a solução virá do próprio problema;
- Faça uma lista de seus talentos únicos e do que adora fazer e os ponha em prática;
- Pergunte-se diariamente: “Como posso ser útil hoje?”
- Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.
Qualquer coisa que desejamos pode ser criada, pois as mesmas leis que a natureza utiliza para criar uma galáxia, um planeta, um corpo humano, podem realizar nossos desejos mais profundos.
Deepak Chopra