A batalha do para casa

O para casa é uma parte importante da experiência escolar. Fazê-lo adequadamente ajuda os
alunos a serem bem sucedidos. Mesmo em famílias sob circunstâncias ideais em bom
funcionamento, os para casa podem ser um fator de crise entre pais e filhos. Os pais têm dúvidas
quanto ao melhor momento, local ou sistema que seu filho deve usar para concluir as lições de casa.

Muitas crianças se rebelam e os pais sentem-se oprimidos pela pressão de atender às demandas de
seus filhos na escola. Não é de estranhar que os pais queixam-se dos para casas, quase tanto quanto
os seus filhos.

A maioria das crianças durante seus anos escolares se esquecem de algumas atribuições,
perdem para casas, precisam de assistência ou cometer erros. Algumas crianças têm dificuldade em
aprender habilidades essenciais que lhes permitam concluir os para casas de forma independente.
Algumas têm dificuldade em fazer as anotações das tarefas escolares. Algumas podem ser confusas,
sobrecarregadas com projetos de longo prazo ou correr demasiadamente com as tarefas. Para as
crianças com problemas escolares, os desafios do para casa são adicionados às dificuldades
existentes em sala de aula. Não é incomum para estas crianças para levar para casa o trabalho
incompleto de sala, bem como as lições de casa.

A habilidade do seu filho para ser bem sucedido nos trabalhos de casa começa com o valor
que você atribui aos para casas. O sucesso exige também ajudar seu filho a desenvolver habilidades
essenciais de para casa, criando uma aliança de trabalho com seu filho e professores, bem como
aprender a lidar com os problemas comuns a essas tarefas. A seguir, se encontram as respostas para
os 5 problemas mais comuns dos pais, no que diz respeito ao para casa:
1. Quando seu filho não faz os para casas sem você. Tente estabelecer uma relação de
trabalho com seu filho. Isto irá criar uma aliança de para casa em que você tem um tempo, um
lugar e um sistema combinados para preenchimento e acompanhamento dos para casas todos os
dias. Tenha em mente, contudo, o envolvimento excessivo no para casa de seu filho, o que pode
sufocar a capacidade dele de aprender a fazer trabalhos de casa de forma independente. Esteja
disponível para a assistência e constante encorajamento. Não seja rápido demais para corrigir ao
para casas, nem espere até o último minuto disponível quando, frustrado, você acabará por fazer
o para casa dele.
2. Quando seu filho repetidamente inventa desculpas para evitar fazer o para casa. Por se
manter envolvido com a educação de seu filho, você vai estar familiarizado o suficiente com a
capacidade e hábitos de para casa dele para saber quando ele está realmente tendo dificuldades com
a lição de casa ou quando está inventando desculpas para evitar o para casa. Às vezes, “é muito
difícil” ou “eu não entendo”, são declarações honestas. Outras vezes, elas refletem as estratégias que
seu filho pode estar usando para evitar o trabalho de forma independente. As crianças que inventam
desculpas para não concluir o para casa, apesar de possuírem o conhecimento, a habilidade e a
oportunidade de concluí-lo com êxito, deve ser responsabilizada pelo seu comportamento. Siga
estes passos:
 Encoraje seu filho a assumir a responsabilidade pelo para casa e não se estenda com
ele em discussões ou argumentações a respeito.
 Defina as regras de para casa que você e seu filho concordam em seguir.
 Ajude seu filho a fazer metas de curto prazo dos para casas que possam ser
progressivamente aumentadas. Tenha em mente que algumas crianças estão
sobrecarregadas com o pensamento de para casa em excesso.
 Reforce e elogie o comportamento adequado para realizar um bom para casa e evite
um padrão negativo de brigar, discutir ou ameaçar.
3. Quando seu filho espera até o último minuto para iniciar os para casas. Todos os
estudantes procrastinam até certo ponto. Evitar uma tarefa desagradável, em troca de fazer algo
mais prazeroso é comum para todos nós. Algumas crianças, no entanto, ficam presas em um certo
padrão de procrastinação. Elas não começam a fazer os para casas diariamente até o final do dia ou
da noite, adiam o início de projetos de longo prazo e não estudam para as provas com antecedência.
Você pode ajudar a criança a evitar o hábito de procrastinação.
a) Escolha um lugar agradável e adequado para executar os para casas.
b) Crie juntamente com a criança um calendário e uma rotina de acordo com o para
casa.
c) Ensine o seu filho a fazer listas do que precisa ser feito.
d) Forneça a orientação adequada.
e) Crie incentivos, incluindo atividades prazerosas que podem ser acessados quando
o dever de casa estiver parcialmente ou totalmente concluído.
f) Estabeleça metas e use um relógio ou cronômetro para ajudar seu filho a
desenvolver um senso temporal para as tarefas exigidas.
4. Quando o seu filho faz o para casa correndo e comete erros por descuido. Crianças que
cometem erros por descuido realizam um trabalho mal feito ou não prestam atenção às instruções.
Elas precisam de trabalhar em um ritmo mais lento e verificar o trabalho quanto à sua exatidão.
Precisam aprender que o trabalho inadequadamente preenchido é inaceitável. Se o seu filho
sacrifica a precisão pela velocidade, tente o seguinte:
 Revise as tarefas todas as noites, verificando a limpeza, o rigor e a precisão
do para casa. Incentive, mas não exija que os erros sejam corrigidos.
 Ensine seu filho a sublinhar ou destacar palavras ou frases importantes nas
direções de um trabalho, como um meio de dar a pista do que precisa ser feito.
 Enfatize que você quer que seu filho faça o seu melhor trabalho, não o
trabalho mais rápido.
 Ajude seu filho a controlar a auto-verificação de erros de ortografia,
pontuação, clareza, os cálculos, as posições corretas, etc, cobrando o hábito de revisar o que fez.
5. Reter privilégios até que você esteja convencido de que seu filho fez o maior esforço
possível e completou o para casa corretamente. Esteja ciente, no entanto, que, se você suspeita que
os erros sejam devido à má compreensão ao invés da conclusão precipitada, deve dar a assistência
necessária. Algumas crianças têm dificuldade com a escrita devido a problemas visomotores. Isso
torna difícil para eles escreverem de forma legível. Pedir-lhes para refazer o para casa é muitas
vezes frustrante e infrutífero. Se o objetivo da tarefa é a criatividade, ofereça ajuda. Se o objetivo da
missão é desenvolver a letra bonita, então a prática adicional para algumas crianças pode ser
garantida.

Com paciência, planejamento, visão e empatia você pode evitar os problemas que envolvem
o para casa escolar e ajudar seu filho o sucesso dessa experiência.

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