Como tirar proveito de uma nota ruim

A chave para usar notas ruins para melhorar é analisar exatamente o que deu errado e
determinar uma maneira de fazer melhor que se adapte ao estilo específico do aprendizado de cada
aluno. Aqui estão alguns problemas comuns que levam a falhas escolares, assim como as formas
para superar esses problemas:

  • “Eu simplesmente não entendi a matéria, mas eu pensei que tinha entendido”. Este erro é
    comum entre os estudantes. Isso significa que o aluno tem que verificar com o professor ou
    um colega de sucesso para descobrir como estudar para a prova seguinte. O aluno deve rever
    o material por muitos dias antes da prova. Na verdade, o ideal é que ele leia todos os dias, no
    livro e no caderno, sobre o assunto dado na aula e circule de lápis aquilo que não entendeu.
    Na aula seguinte ele deve tirar suas dúvidas com o professor. Deixar o estudo para a véspera
    das provas irá gerar confusão sobre vários assuntos e dificultar a memorização espontânea.
  •    “Eu estudei toda a matéria com meu professor particular, mas eu não entendi bem.” Os
    professores particulares às vezes podem atrapalhar mais do que ajudar se seus alunos não
    estiverem fazendo a sua parte. Estes professores trabalham melhor, se o aluno fizer uma
    revisão sobre um assunto e só depois procurar o professor para tirar as dúvidas sobre o que
    ele não conseguiu entender sozinho. Se o professor estiver apresentando a matéria para o
    aluno pela primeira vez, o aluno provavelmente terá uma atitude passiva que não irá resultar
    em sucesso no dia da prova.
  •  Não deu tempo de eu fazer toda a prova.” Os alunos deviam fazer uma primeira leitura da
    prova rapidamente antes de começar a trabalhar. Desta forma, eles saberiam quais questões
    irão tomar mais tempo e talvez pudessem começar por elas, enquanto estão mais
    descansados. Eles devem resistir à tentação de ficar presos em problemas que não
    conseguem resolver. Em vez disso, eles devem trabalhar de forma eficiente através de cada
    pergunta e voltar para aquelas que não têm certeza somente depois de terminar toda a prova.
  • “Eu li as perguntas de forma incorreta”. Antes de começar uma prova, os alunos devem
    tirar dúvidas com o professor sobre a realização da prova (e não sobre seu conteúdo) de
    modo a terem tempo para sublinhar as informações que julgarem necessárias para facilitar a
    resolução de cada questão. Eles também podem pedir aos professores que lhes digam o tipo
    de prova (aberta, de múltipla escolha, etc) com antecedência para que entendam o que eles
    precisam fazer no dia da prova.
  • “Eu cometi um monte de erros descuidados, por exemplo, em matemática”. Os alunos
    precisam trabalhar com rapidez, mas não tão rápido que eles atropelem as informações
    importantes. Eles podem prestar mais atenção aos sinais nos problemas de matemática
    simplesmente sublinhando-os e também podem falar baixinho (no pensamento) para se
    lembrarem dos passos importantes para resolver os problemas (por exemplo, “agora eu
    tenho que somar a quantidade de livros e cadernos para saber a quantidade de material
    escolar”). Se sobrar tempo no final da prova, eles devem voltar e rever as suas respostas
    usando rotinas de verificação que o professor lhes ensinou.

Um aluno que tenha analisado cuidadosamente por que ele não aproveitou todo o seu
potencial e avaliado também aquele colega que elaborou um plano realista para fazer melhor,
também desenvolveu o tipo de maturidade e auto-conhecimento que irá beneficiá-lo para sempre.

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