É PRECISO ESTAR ATENTO AOS (TDAH) DESATENTOS

Uma criança tenta passar desapercebida e se esmorece mesmo diante do professor. Ela nunca levanta o braço dentro de sala, parece estar longe dali, não demonstra ser muito inteligente (apesar de o ser), raramente é ouvida em discussões corriqueiras sobre o assunto em pauta, é pouco participativa em sala de aula e por vezes deixa o para casa incompleto. Atrás de alguns comportamentos tidos como tímidos, pode estar uma criança com o tipo de TDAH mais difícil de diagnosticar: o TDAH apenas desatento e sem hiperatividade. 

Para ilustrar, vou relatar partes de uma conversa que tive com uma dessas crianças. Obviamente, o nome que estou usando é fictício. 

Paula dizia ficar quieta e tímida em sala até pensar em algo a dizer. Porém, sua resposta por vezes vinha atrasada ou então, exatamente o contrário; antes da professora terminar a pergunta ela se antecipava com a resposta ou com algum comentário sobre assuntos do início da aula. Só que na maioria das vezes, ela não verbalizava essas respostas. Ela não tinha uma boa noção de tempo e seu cérebro apressado se atinha às coisas erradas, na hora errada. 

Geralmente, lhe chamavam a atenção por pensarem que ela não estava prestando atenção. Algumas vezes até era verdade, porque alguma outra coisa lhe despertava curiosidade, mas ela parecia escutar bem, só que demorava para responder. 

Mais tarde, sua mãe descobriu que a audição da filha estava danificada, especialmente em relação a memória de curto prazo, nomes, datas e detalhes. Naquela época, Paula ainda não havia aprendido como se aproveitar de anotações, pedir para alguém lembrar-lhe algo ou pedir ajuda a colegas. 

Estas pessoas têm um estilo próprio de organização, que não faz muito sentido para as outras pessoas. Muito antes de aprender a trabalhar com mapas mentais, usar técnicas de sublinhar, realçar informações, usar gráficos e códigos de cores, quem tem TDAH se organiza desenhando para recordar, fazendo lista de instruções e evitando o trabalho linear que a maioria usa. Sequências como numerais romanos, alfabeto e numeração fazem pouco sentido para essas pessoas. 

É difícil de se manter em um mesmo assunto ou atividade por um longo período. A mente parece se esvair para outras coisas mais interessantes e emocionantes. Projetos que incluem “mãos na massa”, são tranquilos, mas pesquisas repetitivas, anotações ou a memorização de detalhes são bem complicados para pessoas com TDAH. O segredo para manter a atenção dessas pessoas é fazê-las se movimentar de um lugar para outro ou manipular peças de informação. 

Ela também tinha muita dificuldade em fazer amigos e mantê-los. Estava muito insegura e inclinada a embelezar as ideias para fazer amigos, e que sempre foi um fiasco. 

Então, busque pessoas positivas e cerque-se delas. Mas não se engane, um indivíduo com TDAH desatento pode obter muito sucesso mas a tarefa é grande e exige muita energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *