O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, ou TDAH, é um transtorno neuropsicológico que ocorre principalmente devido a contribuições biológicas e genéticas. Mais especificamente, trata-se de um transtorno do desenvolvimento do auto controle com características de desatenção, hiperatividade e impulsividade mais intensas que o usual, se compararmos um indivíduo com seus semelhantes. Segundo o DSM-V (Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais da American Psychiatric Association – quinta edição), o TDAH caracteriza-se por dois grupos de sintomas: 1 – desatenção e 2 – hiperatividade e impulsividade.
A pessoa deve apresentar 6 ou mais dos seguintes sintomas de desatenção persistentes por no mínimo um período de 6 meses em um grau que compromete a adaptação e que é incompatível com o nível de desenvolvimento:
- frequentemente não presta atenção á detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras.
- frequentemente tem dificuldade para manter a atenção em tarefas e/ou atividades lúdicas.
- frequentemente parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra.
- frequentemente tem dificuldade em seguir instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções).
- frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades.
- com frequência evita ou reluta em envolver-se em tarefas que exijam um esforço mental continuado (como tarefas escolares ou deveres de casa).
- com frequência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais.
- distrai-se facilmente por estímulos alheios à tarefa.
- com frequência apresenta esquecimentos em atividades diárias.
A pessoa deve apresentar 6 ou mais dos seguintes sintomas de hiperatividade e Impulsividade persistentes por no mínimo um período de 6 meses em um grau que compromete a adaptação e que é incompatível com o nível de desenvolvimento:
- frequentemente agita as mãos e/ou os pés ou se remexe na cadeira.
- frequentemente abandona sua cadeira na sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado.
- frequentemente corre ou escala em demasia, em situações impróprias ou tem uma sensação interna de inquietude.
- com frequência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer.
- está frequentemente “a mil” ou muitas vezes age como se estivesse “a todo vapor”.
- frequentemente fala em demasia.
- frequentemente dá respostas precipitadas antes que as perguntas antes de terem sido completamente formuladas.
- com frequência tem dificuldade para aguardar a vez.
- frequentemente interrompe ou se intromete em assuntos alheios (conversas ou brincadeiras).
É importante observar se alguns sintomas hiperativo-impulsivos que causam comprometimento estavam presentes antes dos 12 anos de idade, se algum comprometimento devido aos sintomas está presente em pelo menos dois contextos (social, escolar e/ou familiar), se são persistentes por no mínimo um período de 6 meses em um grau que compromete a adaptação, se é incompatível com o nível de desenvolvimento e se existem claras evidências de interferência no funcionamento social, acadêmico e/ou ocupacional.
Além de observar estes critérios, para definir um quadro de TDAH deve-se levar em conta também o nível de funcionamento do indivíduo quanto à sua memória de trabalho, senso de tempo, discurso interno, auto-controle da motivação e persistência direcionada. São perguntas de coisas à fazer, habilidades de administração de tempo, capacidade de planejar em direção aos próprios objetivos, resistência à distração durante este processo e coordenação entre pensamentos, fala e comportamentos.
Estas investigações adicionais rendem ao profissional informações preciosas a serem utilizadas na avaliação e no planejamento do tratamento.