Explicando o TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, ou TDAH, é um transtorno neuropsicológico que ocorre principalmente devido a contribuições biológicas e genéticas. Mais especificamente, trata-se de um transtorno do desenvolvimento do auto controle com características de desatenção, hiperatividade e impulsividade mais intensas que o usual, se compararmos um indivíduo com seus semelhantes. Segundo o DSM-V (Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais da American Psychiatric Association – quinta edição), o TDAH caracteriza-se por dois grupos de sintomas: 1 – desatenção e  2 – hiperatividade e impulsividade.

A pessoa deve apresentar 6 ou mais dos  seguintes sintomas  de desatenção persistentes por  no mínimo um período de 6 meses em um grau que compromete a adaptação e que é incompatível com o nível de desenvolvimento:

  1. frequentemente não presta atenção á detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras.
  2. frequentemente tem dificuldade para manter a atenção em tarefas e/ou atividades lúdicas.
  3. frequentemente parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra.
  4. frequentemente tem dificuldade em seguir instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções).
  5. frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades.
  6. com frequência evita ou reluta em envolver-se em tarefas que exijam um esforço mental continuado (como tarefas escolares ou deveres de casa).
  7. com frequência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais.
  8. distrai-se facilmente por estímulos alheios à tarefa.
  9. com frequência apresenta esquecimentos em atividades diárias.

A pessoa deve apresentar 6 ou mais dos  seguintes sintomas  de hiperatividade e Impulsividade persistentes por  no mínimo um período de 6 meses em um grau que compromete a adaptação e que é incompatível com o nível de desenvolvimento:

  1. frequentemente agita as mãos e/ou os pés ou se remexe na cadeira.
  2. frequentemente abandona sua cadeira na sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado.
  3. frequentemente corre ou escala em demasia, em situações impróprias ou tem uma sensação interna de inquietude.
  4. com frequência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer.
  5. está frequentemente “a mil” ou muitas vezes age como se estivesse “a todo vapor”.
  6. frequentemente fala em demasia.
  7. frequentemente dá respostas precipitadas antes que as perguntas antes de terem sido completamente formuladas.
  8. com frequência tem dificuldade para aguardar a vez.
  9. frequentemente interrompe ou se intromete em assuntos alheios (conversas ou brincadeiras).

É importante observar se alguns sintomas hiperativo-impulsivos que causam comprometimento estavam presentes antes dos 12 anos de idade, se algum comprometimento devido aos sintomas está presente em pelo menos dois contextos (social, escolar e/ou familiar), se são persistentes por  no mínimo um período de 6 meses em um grau que compromete a adaptação, se é incompatível com o nível de desenvolvimento e se existem claras evidências de interferência no funcionamento social, acadêmico e/ou ocupacional.

Além de observar estes critérios, para definir um quadro de TDAH deve-se levar em conta também o nível de funcionamento do indivíduo quanto à sua memória de trabalho, senso de tempo, discurso interno, auto-controle da motivação e persistência direcionada. São perguntas de coisas à fazer, habilidades de administração de tempo, capacidade de planejar em direção aos próprios objetivos, resistência à distração durante este processo e coordenação entre pensamentos, fala e comportamentos.

Estas investigações adicionais rendem ao profissional informações preciosas a serem utilizadas na avaliação e no planejamento do tratamento.

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