FAMÍLIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

O isolamento e distanciamento social como medida essencial de prevenção a COVID-19, forçaram uma grande mudança na forma de trabalhar, de estudar, de se relacionar e, também, de brincar.

Os filhos perderam o acesso aos amigos na escola e passaram a conviver em tempo integral com seus pais, sem direito a uma folga com os avós, com a ajudante, babá, creche, aula extracurricular, etc. E vice-versa, os pais acostumados a passar horas fora de casa trabalhando, muitas vezes viajando a negócios, lidando com adultos grande parte do dia, agora se veem com os filhos 24 horas e sem nenhuma ajuda. É uma mudança radical dos dois lados. Mas também uma oportunidade ímpar de reflexão de aproximação das gerações.

De abastecimento da casa a consultas médicas, tudo tem que ser feito virtualmente, pela internet. Da mesma forma, a socialização. Comemoração de aniversários, contato entre familiares e com amigos passaram de telefonema para vídeo conferência, onde se podia ver a pessoa para aliviar as saudades e manter o vínculo afetivo.

A criação de uma certa rotina me parece essencial principalmente num momento como esse. Horário para dormir, número de refeições diárias, possibilidade de fazê-las em família, com atenção para a qualidade nutricional e sem excesso de calorias. Fazer alguma atividade física juntos de forma regular, nem que seja alguma brincadeira com movimentos ativos.

O uso das telas terá que ser flexibilizado pois é a única forma de contato com o exterior, com os avós, de assistir aulas…porém, conversar com seus filhos sobre como se portar “online” é fundamental. Mais importante ainda é em relação a proteção e segurança na internet. 

Todavia, alguns combinados devem ser feitos COM os filhos de forma a favorecer o seu cumprimento. Ponto essencial é manter os celulares de TODA a família carregando fora do quarto durante a noite (vale para os pais também). Estabeleçam uma caixa na sala onde todos coloquem o seu celular antes de se deitar. Nada de celular de madrugada!

Mesmo com o tempo de telas um pouco aumentado, aproveite essa convivência intensiva e a torne agradável aproveitando para ensinar novas habilidades para os seus filhos (ajuda nas tarefas domésticas, por exemplo), brincadeiras, muitas conversas e pedidos de ajuda (crianças adoram ajudar).

Por último, aproveite para estabelecer momentos memoráveis: quarta do cinema, domingo do pic-nic, tarde de sábado do campeonato dos jogos de tabuleiro em família…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *