Métodos de Estudo

Introdução:

No texto que se segue estão relacionados alguns itens relevantes de serem mencionados aos estudantes,
no que diz respeito à metodologia de estudo a ser adotada para um bom acompanhamento das disciplinas a serem
cursadas. A importância de cada item irá variar de acordo com a personalidade do estudante e a natureza do
assunto a ser estudado.

O aspecto básico é que o estudo é um empreendimento extremamente sério, o qual envolve muito mais
que simplesmente executar regularmente os trabalhos solicitados. Espera-se que um estudante dedique parte
significativa de seu tempo e energia aos estudos e atividades diretamente relacionadas a eles. As aulas nem
sempre esgotam todos os assuntos exaustivamente, mas pretendem expor os alunos a conceitos fundamentais,
com o objetivo de facilitar o estudo individual posterior. Desta forma, o comparecimento às aulas deve
necessariamente ser complementado por estudo individual. Embora o estudante tenha responsabilidade sobre seu
estudo, sempre haverá ajuda para aqueles que tenham maiores dificuldades.

É fundamental que o estudante apresente três atitudes frente ao estudo:
 Interesse: o interesse irá permitir que se concentre melhor e poupe tempo e esforço.
 Entusiasmo: é a potencialização do interesse.
 Satisfação: é o sintoma de que o aluno está progredindo.

Estabelecimento de Tempo:

O aluno é o maior responsável por organizar o próprio estudo. Se o aluno não gerenciar adequadamente
o seu tempo, corre o risco de não conseguir terminar suas tarefas nos prazos estabelecidos. Portanto, qualquer
falha nos métodos de estudo deve ser retificada o mais breve possível. De preferência, estude sempre no mesmo
horário, mas não pense que é suficiente somente colocar o estudo em horas regulares previamente definidas. É
preciso ter certeza de que o tempo está sendo bem utilizado.

Organização do Estudo:
 Analise quanto do tempo de estudo é realmente produtivo. Pergunte a si mesmo: Estou realmente
aprendendo, pensando ou somente esperando o tempo passar? Estou desperdiçando tempo fazendo
uma interminável lista do que deve ser estudado em ocasiões futuras, ou “passando a limpo” notas de
aula sem pensar no que escrevo? Tome cuidado em não ficar satisfazendo a consciência fazendo uma
série de atividades desnecessárias, que preenchem o tempo e livram-nos do esforço de pensar.
 Planeje o trabalho a ser cumprido nas horas reservadas para estudo durante a semana, o mês e o
semestre de modo a estar certo de que foi estabelecido o tempo necessário para cada disciplina. Dê
prioridade às atividades mais importantes ou mais difíceis. O tempo de estudo deve ser arranjado de
modo que os assuntos que necessitem um estudo mais cuidadoso ou uma atenção especial sejam feitos
em primeiro lugar, quando ainda se está com a “cabeça fria”.
 Reserve tempo adequado para um intervalo de descanso. Estudar quando se está cansado é “anti
econômico”: uns poucos minutos de descanso possibilitam aproveitar muito melhor as próximas horas
de estudo. Outro perigo é o inverso, ou seja, períodos freqüentes de descanso para pouco tempo de
estudo. Procure descansar quando estiver fatigado e não quando estiver aborrecido. Tarefas tediosas
geralmente se tornam mais tediosas ainda depois de um intervalo de descanso.
 Entender é a chave para aprender e aplicar o que foi aprendido. Se um tópico não foi bem entendido
é aconselhável consultar um livro da bibliografia recomendada, ou então discutir com um colega de
classe. Principalmente, não tenha receio em procurar o professor para esclarecer qualquer ponto que não
esteja bem entendido. A simples leitura das anotações da aula ou de partes de um livro não é suficiente
para efetivar o aprendizado.
 O aprendizado de qualquer tópico de estudo somente é eficaz quando, durante o processo de fazer,
ocorre também o processo de pensar no que se faz. Em todas as matérias, os professores geralmente
procurarão relacionar a teoria apresentada a uma série de exemplos ou exercícios. É importante que
durante o tempo de estudo se refaçam os exemplos apresentados pelo professor, procurando novos
exemplos e resolvendo todos os exercícios propostos, mesmo que já tenham sido resolvidos em aula.
 Faça os exercícios das listas propostas pelo professor. Em muitas disciplinas são entregues listas de
exercícios que não precisam ser devolvidos ao professor para correção. O ideal é que todos os
exercícios propostos sejam resolvidos. Quando isto não for possível, por questão de tempo disponível,
solicite ao professor que recomende os exercícios fundamentais. Caso não sejam entregues listas,
procure na bibliografia recomendada, e peça opinião do professor sobre os exercícios a serem feitos.
Discuta as soluções encontradas com o professor ou com outros colegas pois, muitas vezes, elas podem
estar incorretas.
Frequência à Aula
 Assistir à aula não quer dizer somente estar de corpo presente em sala. Na escola, o estudante passa
uma parte significativa do dia dentro de uma sala de aula. Deve-se aprender a aproveitar este tempo,
prestando atenção e tirando dúvidas.
 Evite faltar as aulas, pois elas são interligadas, isto é, uma tem relação com a outra. Mas, se tiver
mesmo que faltar, não se esqueça de pegar toda a matéria com o colega é confirmar com o professor se
você perdeu mais alguma coisa.
 Não deixe dúvidas, que surjam durante uma aula, para serem resolvidas depois. Perguntas geralmente
ajudam o andamento da aula, auxiliam o professor e muitas vezes uma dúvida que se tenha será comum
a outros colegas. Tenha em mente que o bom andamento de uma disciplina é co-responsabilidade do
professor e alunos.
 Acompanhar as aulas implica ter em dia o assunto das aulas anteriores. Procure disciplinar-se neste
sentido, pois será difícil recuperar uma aula não compreendida.
Anotações em Aula
 Aprenda a tomar notas de aulas. Não é suficiente anotar o que o professor escreve no quadro, anote
também pontos relevantes do que o professor diz, ao explicar oralmente a matéria. É aconselhável
deixar bastante espaço livre em suas notas para depois colocar suas próprias observações e dúvidas,
quando estiver estudando em casa. Use e abuse de letras maiúsculas, cores e grifos para destacar pontos
importantes. Não tente tomar nota de tudo o que é dito em uma aula. Faça distinção entre meros
detalhes e pontos chave. Muitos dos detalhes podem ser rapidamente recuperados em livros-texto. É
importante saber que tomar notas corretamente implica em acompanhar a aula e resumir pontos. O ato
de tomar notas não substitui o raciocínio.
 Ficar apavorado por sentir que informações importantes estão sendo perdidas ao anotar, é sinal de que
se está anotando em excesso. Concentre-se nos pontos principais, resumindo-os ao máximo. Deixe
muito espaço em branco e então, assim que for possível, complete-os com os exemplos e detalhes para
ampliar a idéia geral.
 Procure ler as notas de aula sempre que possível depois de cada aula (e não somente em véspera de
provas), marque os pontos importantes e faça resumos. Este é um bom modo de começar seu tempo de
estudo de cada dia. Ao reescrever suas notas de aula, trabalhe, pense e verifique pontos. Não vale a
pena simplesmente recopiá-los de forma mecânica só para ficar caprichado.
Leitura
 Antes de começar a ler um livro ou o capítulo de um livro, é interessante dar-lhe uma lida “em
diagonal”, ou seja, olhar rapidamente todo o texto. Isto dará uma idéia geral do assunto do livro ou
capítulo e do investimento de tempo que será preciso para a leitura total.
 Durante a leitura, pare periodicamente e reveja mentalmente os pontos principais do que acaba de ser
lido. Ao final, olhe novamente o texto “em diagonal” para uma rápida revisão.
 Ajuste a velocidade de leitura para adaptá-la ao nível de dificuldade do texto a ser lido.
 Ao encontrar dificuldades em partes importantes de um texto, volte a elas sistematicamente. Não perca
tempo simplesmente relendo inúmeras vezes o mesmo trecho. Uma boa estratégia costuma ser uma
mudança de tópico de estudo e um posterior retorno aos trechos mais difíceis.
 Tome notas do essencial do que está lendo. Tomar notas não significa copiar simplesmente o texto que
está sendo lido. Geralmente não se tem muito tempo de reler novamente os textos originais, e portanto,
tomar notas é extremamente importante.
Métodos de estudo:
 Quadro sinótico: anotações em forma de colunas. É um resumo que permite uma visão do conjunto de
todas as partes do conjunto, de forma resumida, sintética.
 Sumário: difere-se do quadro sinótico por ser mais explícito e conter maiores particularidades. É um
resumo em forma de texto.
 Esquema: esquematizar é dividir as idéias do texto, ordenando as idéias principais e secundárias.
Esquema de chaves, de numeração progressiva ou de numeração diversificada.
 Fichas: contêm introdução, desenvolvimento e conclusão.
 Resumo: é uma apresentação dos fatos principais, das idéias essenciais de um texto.
As técnicas acima são sugestões de caráter geral, mas é bem provável que, dependendo do estudante,
algumas delas sejam mais eficazes que outras. Cada pessoa deve criar sua própria técnica de estudo. É muito
importante que se pense sobre isso e reconsidere técnicas que não estão sendo adequadas. Uma técnica eficiente
de estudo desenvolvida durante os anos em que estiver na escola irá ser extremamente proveitosa durante toda
sua vida profissional.

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