PLENITUDE E FELICIDADE

No século XXI, onde temos inúmeras alternativas e oportunidades de vida, acabamos construindo um dia a dia de multitarefas. A mulher moderna faz milhões de coisas ao mesmo tempo, com o dia inteiro preenchido com atividades de toda natureza inclusive com coisas que muitas vezes não escolhemos. Precisa ser feito então vamos lá e fazemos, como uma onda no mar, sem escolher o que nos nutre em termos de bem-estar e de felicidade. 

Em 1998, na Universidade da Pensilvânia, o psicólogo Martin Seligman fez um estudo científico sobre a felicidade e as qualidades humanas que surgiu. Através desse e de outros estudos que se seguiram a ele, chegou-se a um manancial de conhecimento sobre o que os seres humanos escolhem para impulsionar a sua felicidade.

Para a gente se autoconhecer a primeira coisa que a gente precisa é identificar as nossas qualidades humanas, acessando as forças de caráter, os pontos fortes que você tem dentro de você. Para isso, faça o teste gratuitamente no site https://www.viacharacter.org/

As pesquisas já comprovam que a medida em que você utiliza as suas qualidades, inúmeros benefícios são criados para si e para aqueles ao seu redor. Me deixa explicar: quando você pratica suas qualidades, você acaba percebendo no outro o que tem de melhor também, consegue ser mais empático e enxergar no outro as suas próprias qualidades. 

Não é questão de que a vida seja cor de rosa. Se na vida eu acabo sempre focando apenas nos defeitos, no que está faltando, eu estou desprezando outras possibilidades. Identificar e usar as qualidades nada mais é do que voltar esse olhar também para o lado positivo dos aspectos que temos, que vão nos fazer progredir com mais sucesso em tudo que fizermos. Logicamente que o lado negativo não deixou de existir, ele continua ali porque o nosso dia a dia é acometido por adversidades e por situações que nós precisamos vivenciar e encarar em nossa vida e que nem sempre são boas. 

Um outro ponto relacionado ao autoconhecimento é a identificação do que nos faz felizes. Está comprovado que um bem-estar mais elevado, uma felicidade enaltecida favorece o ser humano enormemente. Aumenta a nossa perspectiva, a nossa cognição, a nossa criatividade, a nossa capacidade de solucionar problemas, a nossa saúde e a nossa longevidade. 

Segundo estudos da Psicologia Positiva alguns elementos possibilitam a felicidade: as emoções positivas, os prazeres e as gratificações, os relacionamentos positivos e significativos que vivemos em nossas vidas, como as nossas realizações cotidianas, como o significado e propósito que vivemos no nosso dia a dia quando praticamos algo com um proposito maior. É preciso se lembrar de um fator importantíssimo: colocar em prática tudo aquilo que nos faz felizes. Assim, podemos usufruir de todos os benefícios que a felicidade nos traz. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *