Crianças superdotadas com transtorno de aprendizagem são difíceis de identificar. O seu transtorno de aprendizagem máscara sua superdotação e vice-versa. Por esta razão, tais crianças frequentemente se parecem com crianças comuns. Como resultado, elas não são tratadas como precisam tanto no que se refere à superdotação, quanto à dificuldade de aprendizagem.
Além disso, as crianças superdotadas com inabilidades usam frequentemente sua inteligência para tentar lograr a inabilidade. Isto pode fazer com que ambas as excepcionalidades pareçam menos extremas: a inabilidade pode parecer menos severa porque a criança está usando a inteligência para superar, enquanto os esforços dispendidos nesse sem tido podem atrapalhar outras expressões do superdotado.
As listas abaixo visam facilitar o reconhecimento de superdotados com outros distúrbios.
Superdotados com transtorno de aprendizagem
- elevada habilidade de raciocínio abstrato;
- boa habilidade de raciocínio matemático;
- boa memória visual, habilidade espacial;
- extenso vocabulário;
- senso de humor sofisticado;
- imaginativo e criativo;
- habilidade excepcional em geometria, ciências, arte e música;
- bom na resolução de problemas e tarefas;
- dificuldade com memorização, computação, fonemas e soletração;
- distração e desorganização;
- supersensibilidade;
- perfeccionismo;
- dificuldade com metáforas e analogias;
- compreensão de sistemas complexos;
- frequentemente, falha em terminar suas atribuições;
- dificuldades com tarefas seqüenciais;
- ampla variedade de interesses.
Características de estudantes com TDAH
- fraqueza na sustentação da atenção;
- persistência diminuída nas tarefas que não têm conseqüências imediatas;
- pouca aderência a comandos para regular ou inibir seus comportamentos em contextos sociais;
- frequentemente muda de uma atividade incompleta para outra;
- impulsividade;
- mais ativo e agitado que outras crianças;
- frequentemente conversa excessivamente
- dificuldade em aderir às regras;
- perde frequentemente as coisas necessárias para tarefas ou atividades em casa ou na escola;
- pode parecer inatento aos detalhes;
- altamente sensível à crítica;
- os problemas de comportamento existem em todas as áreas, mas em algumas são mais severos;
- variação na resolução de tarefas e no tempo usado para terminá-las.
As pesquisas indicam que em muitos casos, uma criança diagnosticada com TDAH, de fato é superdotada e está reagindo a um currículo inapropriado.
A chave para distinguir entre TDAH e superdotação é a extensão da conduta inadequada. Se esta conduta for específica para algumas situações, o comportamento da criança se assemelha mais ao do superdotado; por outro lado, se o comportamento inadequado persistir em todas as situações, ele se assemelha mais ao da criança com TDAH. Também é possível que a criança tenha tanto a superdotaçãp quanto o TDAH. As perguntas abaixo são para identificar as similaridades entre ambas.
Sinais de superdotação e sintomas de TDAH são muito parecidos, tornando difícil determinar se uma criança brilhante é simplesmente superdotada e entediada ou tem TDAH. Como não existem testes para identificar o TDAH, seu diagnóstico fica ainda mais difícil. Abaixo encontram-se algumas perguntas retiradas do site da Academia Americana de Pediatria.
Superdotado |
TDAH |
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O contato com colegas inteligentes diminui os comportamentos inapropriados. |
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O contato com colegas inteligentes não tem efeito positivo no comportamento. |
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Adequações acadêmicas apropriadas diminuem os comportamentos inadequados. |
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Adequações acadêmicas apropriadas não tem efeito positivo no comportamento. |
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Modificações curriculares diminuem os comportamentos inapropriados. |
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Modificações curriculares não tem efeito positivo no comportamento. |
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A criança tem explicações lógicas (para a criança) para os comportamentos inapropriados. |
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A criança não pode explicar os comportamentos inapropriados |
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Quando ativa, a criança gosta de movimento e não se sente for a de controle. |
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A criança se sente fora de controle. |
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A aprendizagem de habilidades sociais adequadas diminuiu os comportamentos impulsivos e inapropriados. |
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A aprendizagem de habilidades sociais adequadas não diminuiu os comportamentos impulsivos e inapropriados. |
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As crianças têm explicações lógicas (para ela) do porque. |
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A criança não consegue explicar o porque as atividades e tarefas não são completadas. |
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A criança dispende alguns comportamentos inapropriados quando interessada em um assunto ou projeto. |
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Os comportamentos da criança não são influenciados pelo seu interesse na atividade. |
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A criança atribui seu excesso de verbalização ou interrupções à necessidade de partilhar informações, à necessidade de mostrar que ela sabe a resposta ou à necessidade de resolver o problema imediatamente. |
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A criança não pode atribuir seu excesso de verbalização ou interrupções às necessidades de aprendizagem ou partilha de informações. |
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A criança que parece desatenta pode repetir instruções. |
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A criança que parece desatenta é incapaz de repetir instruções. |
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A criança tem sucesso no trabalho com tarefas múltiplas. |
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A criança muda de uma tarefa para outra sem razão aparente. |
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Comportamentos inadequados não são persistentes – parecem ocorrer em função do assunto em questão. |
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Comportamentos inadequados persistem independente do assunto em questão. |
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A criança bagunça para chamar a atenção. |
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A criança bagunça independente de atenção. |