TDAH e superdotados

Crianças superdotadas com transtorno de aprendizagem são difíceis de identificar. O seu transtorno de aprendizagem máscara sua superdotação e vice-versa. Por esta razão, tais crianças frequentemente se parecem com crianças comuns.  Como resultado, elas não são tratadas como precisam tanto no que se refere à superdotação, quanto à dificuldade de aprendizagem.

Além disso, as crianças superdotadas com inabilidades usam frequentemente sua inteligência para tentar lograr a inabilidade. Isto pode fazer com que ambas as excepcionalidades pareçam menos extremas: a inabilidade pode parecer menos severa porque a criança está usando a inteligência para superar, enquanto os esforços dispendidos nesse sem tido podem atrapalhar outras expressões do superdotado.

As listas abaixo visam facilitar o reconhecimento de superdotados com outros distúrbios. 

Superdotados com transtorno de aprendizagem

  • elevada habilidade de raciocínio abstrato; 
  • boa habilidade de raciocínio matemático; 
  • boa memória visual, habilidade espacial; 
  • extenso vocabulário;
  • senso de humor  sofisticado;
  • imaginativo e criativo;
  • habilidade excepcional em geometria, ciências, arte e música; 
  • bom na resolução de problemas e tarefas; 
  • dificuldade com memorização, computação, fonemas e soletração; 
  • distração e desorganização;
  • supersensibilidade;
  • perfeccionismo;
  • dificuldade com metáforas e analogias; 
  • compreensão de sistemas complexos;
  • frequentemente, falha em terminar suas atribuições;
  • dificuldades com tarefas seqüenciais;
  • ampla variedade de interesses.

Características de estudantes com TDAH

  • fraqueza na sustentação da atenção; 
  • persistência diminuída nas tarefas que não têm conseqüências imediatas; 
  • pouca aderência a comandos para regular ou inibir seus comportamentos em contextos sociais;
  • frequentemente muda de uma atividade incompleta para outra; 
  • impulsividade;
  • mais ativo e agitado que outras crianças;
  • frequentemente conversa excessivamente 
  • dificuldade em aderir às regras;
  • perde frequentemente as coisas necessárias para tarefas ou atividades em casa ou na escola;
  • pode parecer inatento aos detalhes; 
  • altamente sensível à crítica;
  • os problemas de comportamento existem em todas as áreas, mas em algumas são mais severos; 
  • variação na resolução de tarefas e no tempo usado para terminá-las.

As pesquisas indicam que em muitos casos, uma criança diagnosticada com TDAH, de fato é superdotada e está reagindo a um currículo inapropriado.

A chave para distinguir entre TDAH e superdotação é a extensão da conduta inadequada. Se esta conduta for específica para algumas situações, o comportamento da criança se assemelha mais ao do superdotado; por outro lado, se o comportamento inadequado persistir em todas as situações, ele se assemelha mais ao da criança com TDAH. Também é possível que a criança tenha tanto a superdotaçãp quanto o TDAH. As perguntas abaixo são para identificar as similaridades entre ambas.

Sinais de superdotação e sintomas de TDAH são muito parecidos, tornando difícil determinar se uma criança brilhante é simplesmente superdotada e entediada ou tem TDAH. Como não existem testes para identificar o TDAH, seu diagnóstico fica ainda mais difícil. Abaixo encontram-se algumas perguntas retiradas do site da Academia Americana de Pediatria. 

 


Superdotado

TDAH
O contato com colegas inteligentes diminui os comportamentos inapropriados.
O contato com colegas inteligentes não tem efeito positivo no comportamento.
Adequações acadêmicas apropriadas diminuem os comportamentos inadequados. 
Adequações acadêmicas apropriadas não tem efeito positivo no comportamento.
Modificações curriculares diminuem os comportamentos inapropriados.
Modificações curriculares não tem efeito positivo no comportamento.
A criança tem explicações lógicas (para a criança) para os comportamentos inapropriados. 
A criança não pode explicar os comportamentos inapropriados
Quando ativa, a criança gosta de movimento e não se sente for a de controle. 
A criança se sente fora de controle. 
A aprendizagem de habilidades sociais adequadas diminuiu os comportamentos impulsivos e inapropriados. 
A aprendizagem de habilidades sociais adequadas não diminuiu os comportamentos impulsivos e inapropriados.
As crianças têm explicações lógicas (para ela) do porque. 
A criança não consegue explicar o porque as atividades e tarefas não são completadas. 
A criança dispende alguns comportamentos inapropriados quando interessada em um assunto ou  projeto. 
Os comportamentos da criança não são influenciados pelo seu interesse na atividade. 
A criança atribui seu excesso de verbalização ou interrupções à necessidade de partilhar informações, à necessidade de mostrar que ela sabe a resposta ou à  necessidade de resolver o problema imediatamente. 
A criança não pode atribuir seu excesso de verbalização ou interrupções às necessidades de aprendizagem ou partilha de informações. 
A criança que parece desatenta pode repetir instruções. 
A criança que parece desatenta é incapaz de repetir instruções.
A criança tem sucesso no trabalho com tarefas múltiplas. 
A criança muda de uma tarefa para outra sem razão aparente. 
Comportamentos inadequados não são persistentes – parecem ocorrer em função do assunto em questão. 
Comportamentos inadequados persistem independente do assunto em questão. 
A criança bagunça para chamar a atenção. 
A criança bagunça independente de atenção. 

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