UM POUCO SOBRE DISCIPLINA POSITIVA

Disciplina Positiva é um programa desenvolvido por Jane Nelsen e baseado no trabalho de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, que une filosofia de vida e ferramentas práticas para melhorar o relacionamento entre as pessoas. Seus princípios básicos de dignidade e respeito são usados pelos pais e professores para ensinar as crianças, efetivamente, habilidades sociais e de vida como respeito, autonomia, autodisciplina, empatia e resolução de problemas. 

Segundo a Dra. Jane, uma criança que se comporta mau é uma criança desencorajada, insegura. Nós todos nos esforçamos para sermos aceitos e contribuirmos de alguma maneira, pois este é o objetivo primordial de todo ser humano. 

Em seu programa, a palavra disciplina é usada no sentido de ensinar com firmeza e gentileza ao mesmo tempo, sem punição, castigo ou recompensa. Este programa apresenta o caminho do meio entre o autoritarismo e a permissividade, pois ao entender a motivação por trás do mau comportamento do aluno, o clima da sala de aula começa a melhorar, e em vez de gerenciar a sala de aula, o professor vai passar mais tempo ensinando; em vez de confrontar apatia, vai estar engajado com alunos automotivados, promovendo a reflexão deles e os convidando à cooperação. Desta forma, o professor assume um novo papel: o de líder gentil e firme ao mesmo tempo.

Aplicada com fidelidade, a Disciplina Positiva não é apenas um currículo de aprendizado socioemocional ou um programa independente contra o bullying, mas também é um veículo de mudança em todos os aspectos de educação, afetando os princípios das relações que estão por trás daquilo que fazemos quando ensinamos às crianças, pois elas contribuem com habilidades e experiências únicas, podendo exercer influência sobre a escola. Desta forma elas demonstram que possuem sabedoria para transmitir, autoconhecimento sobre como aprendem melhor e capacidade de avaliarem seu próprio comportamento. 

Perguntas para saber se sua disciplina está sendo efetiva:

  • Você está respeitando seus alunos tanto quanto eles estão te respeitando? Sendo gentil e firme ao mesmo tempo? (respeito mútuo)
  • Você está ajudando seu aluno a desenvolver o senso de aceitação e de importância? (senso de conexão)
  • Você está ensinando habilidades sociais e de vida valiosas para a formação de um bom caráter? (respeito, preocupação com o outro, resolução de problema, responsabilidade e cooperação)
  • Você está ajudando seus alunos a descobrirem suas capacidades e seu poder pessoal? (encorajamento)

Quando um adulto usa as ferramentas da Disciplina Positiva, ele está capacitando as crianças e adolescentes a sua volta a desenvolverem habilidades que os preparem para a crescente pressão de vida e, consequentemente, para serem adultos mentalmente saudáveis, mais felizes e contribuintes em nossa sociedade. Desta forma, as crianças entendem que “erros são ótimas oportunidades para aprender”.

Fundamente-se no paradigma de que os pensamentos desencadeiam sentimentos, os sentimentos promovem comportamentos e os comportamentos são aprendidos e decididos de forma criativa por cada ser humano. Lembre-se de que, quando o senso de aceitação e significância estão ameaçados, aparecerá o desencorajamento, não a doença.

 Tenha em mente que o pensamento equivocado de aceitação e significância podem levar a comportamentos bastante disfuncionais e que é através do encorajamento que as coisas podem melhorar.

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