Disciplina Positiva Novidades

Um pouco sobre Disciplina Positiva

Disciplina Positiva é um programa desenvolvido por Jane Nelsen e baseado no trabalho de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, que une filosofia de vida e ferramentas práticas para melhorar o relacionamento entre as pessoas. Seus princípios básicos de dignidade e respeito são usados pelos pais e professores para ensinar as crianças, efetivamente, habilidades sociais e de vida como respeito, autonomia, autodisciplina, empatia e resolução de problemas.

Segundo Jane, uma criança que se comporta mau é uma criança desencorajada, insegura. Nós todos nos esforçamos para sermos aceitos e contribuirmos de alguma maneira.

Em seu programa, a palavra disciplina é usada no sentido de ensinar com firmeza e gentileza ao mesmo tempo, sem punição, castigo ou recompensa. Este programa apresenta o caminho do meio entre o autoritarismo e a permissividade, pois ao entender a motivação por trás do mau comportamento do aluno, o clima da sala de aula começa a melhorar, e em vez de gerenciar a sala de aula, o professor vai passar mais tempo ensinando; em vez de confrontar apatia, vai estar engajado com alunos automotivados, promovendo a reflexão deles e os convidando à cooperação. Desta forma, o professor assume um novo papel: o de líder gentil e firme ao mesmo tempo.

Aplicada com fidelidade, a Disciplina Positiva não é apenas um currículo de aprendizado sócio-emocional ou um programa independente contra o bullying, mas também é um veículo de mudança em todos os aspectos de educação, afetando os princípios das relações que estão por trás daquilo que fazemos quando ensinamos às crianças, pois as mesmas contribuem com habilidades e experiências únicas, podendo exercer influência sobre a escola. Desta forma elas demonstram que possuem sabedoria para transmitir, autoconhecimento sobre como aprendem melhor e capacidade de avaliarem seu próprio comportamento.

Perguntas para saber se sua disciplina está sendo efetiva:

  • Você está respeitando seus alunos tanto quanto eles estão te respeitando? Sendo gentil e firme ao mesmo tempo? (respeito mútuo)
  • Você está ajudando seu aluno a desenvolver o senso de aceitação e de importância? (senso de conexão)
  • Você está ensinando habilidades sociais e de vida valiosas para a formação de um bom caráter? (respeito, preocupação com o outro, resolução de problema, responsabilidade e cooperação)
  • Você está ajudando seus alunos a descobrirem suas capacidades e seu poder pessoal? (encorajamento)

Quando um professor usa as ferramentas da Disciplina Positiva, ele está capacitando seus alunos a desenvolverem habilidades que os preparem para a crescente pressão escolar e, consequentemente, para serem adultos mentalmente saudáveis, mais felizes e contribuintes em nossa sociedade. As crianças entendem que “erros são ótimas oportunidades para aprender”.

Fundamente-se no paradigma de que os pensamentos desencadeiam sentimentos, os sentimentos promovem comportamentos e os comportamentos são aprendidos e decididos de forma criativa por cada ser humano. Lembre-se de que, quando o senso de aceitação e significância estão ameaçados, aparecerá o desencorajamento, não a doença.

Tenha em mente que o pensamento equivocado de aceitação e significância podem levar a comportamentos bastante disfuncionais que é através do encorajamento que as coisas podem melhorar.